segunda-feira, 19 de setembro de 2011


A VINGANÇA POR BENJAMIM FRANKLIN

A vingança consiste na pior resposta que podemos dar a alguém ou a algo que nos prejudicou.
Embora muitos aspectos da vingança possam lembrar o conceito de igualar as coisas, na verdade, a vingança tem um objetivo mais destrutivo do que construtivo.
Quem busca vingança, deseja forçar o outro lado a passar pelo que passou e garantir que não seja capaz de repetir a ação nunca mais.
Ao armar-se de calúnia e de outros mecanismos de perseguição contra aquele a quem odeia, está realizando uma luta contra si mesmo, pois está apenas projetando o lado sombrio de sua personalidade.
“Ah, o covarde que se vinga é assim 100 vezes mais culpado do que o que enfrenta seu inimigo, o insulta em plena face”.

No indivíduo, esse comportamento provoca o perverso mecanismo conflitivo, que o leva ao desespero e, mesmo quando o outro já não mais lhe representa perigo algum, depois de se render ou ser aniquilado, os efeitos desastrosos da vingança não desaparece, frustrando a quem aparentemente estaria vitorioso, por isso ela é sem fim.

A vingança não é eficaz para qualquer tipo de situação, pois é de curta duração, é um prazer imediato.
Aquele ressentimento que existe nas pessoas e as leva a acreditar que, se devolver o mal que lhe fizeram, resolverá o conflito.
Engano, a vingança como disse é sem fim justamente por ter vida curta, passa logo, e o ódio retorna e a pessoa começa a maquinar o próximo passo.
Apenas pessoas mais frágeis usam este sentimento de vingança porque confiam cegamente nesta medida, já que lhes garante a satisfação imediata.
Normalmente este sentimento acontece nas pessoas quando estão com o seu amor-próprio ferido.

Todos nós já passamos por situações desesperadas, que nos lembra e nos induz pelo caminho mais fácil, que é o da vingança.
Quando o único caminho, aquele que me parece ser o da verdade, seria o caminho de se recuperar o mais rápido possível, deixando de lado parte deste sentimento ruim e partindo para a descoberta do otimismo – que deve ser fundamental e está diretamente ligado à esperança de que um dia este mundo pode ser melhor.
"Causar um dano coloca você abaixo do inimigo, vingar-se faz com que você se iguale a ele, perdoá-lo coloca você acima dele",

Nenhum comentário:

Postar um comentário