quinta-feira, 31 de maio de 2012


Sempre é tempo de mudar

Vá até uma janela.
Escancare os vidros, fique bem no meio e olhe fixamente a vista lá fora.

O que você vê?

Agora vá até essa mesma janela e posicione-se mais para a esquerda.
Ainda é exatamente a mesma paisagem?

Olhe mais uma vez antes de responder.
Viu aquele detalhe?

Não é igual.

Porque muita coisa muda com uma simples alteração de perspectiva.
Quando você se coloca em outra posição, o problema, a rua, o sentimento e até você mesma ganham uma nova projeção.

Por isso colocar-se no lugar do outro é muito mais do que mera capacidade de abstração ou generosidade.

É uma atitude essencial para que possamos perceber o que em nós precisa ser mudado.

“Estou muito cansada para começar a me exercitar toda semana”,

“Não dá mais tempo de fazer as pazes com a minha irmã”,

“Tenho medo de sair de um casamento infeliz e ser mais infeliz ainda por estar só”,

“Não acredito que eu ainda seja capaz de aprender uma língua nova”,

“Esta casa está enorme apenas para mim, mas não pretendo sair”,

“Odeio meu emprego, mas o mercado está difícil, vou ficando por aqui mesmo”,

“Não faço mais regime porque nenhum dá certo” …

Como são fáceis as desculpas para que fiquemos no mesmo lugar, sem avanços, dentro da comodidade de sempre, olhando o mundo através do habitual ponto da janela.

Como é óbvio optarmos pelo não-combate, alegando que não há mais tempo, que o trem já passou, que se fosse outro dia, talvez conseguiríamos.

E se de repente, não mais que de repente, você se propusesse a mudar?

Comece devagar — o primeiro passo é infinitamente mais importante que a velocidade —, inicie pelas coisas pequenas, mude a cor do sapato, por exemplo.

Depois teste um caminho novo para a padaria.

No dia seguinte, diga “eu te amo” antes de “bom dia”. E vá incorporando hábitos novos em sua vida.

Mas aos poucos, bem aos poucos, pois a radicalização é quase sempre falsa.

Aja como se mudasse de posição na janela, sabe?

E a velha paisagem será acrescida de elementos novos. 
O que você ganha com isso?

Uma nova você.

Com mais sinceridade no riso e muito mais brilho nos olhos.

E aí, quem sabe, quando você ouvir uma das frases lá do terceiro parágrafo deste texto, possa abraçar o autor e afirmar categórica:

— Você está deliciosamente enganado…


 Dr.Jou Eel Jia

Um dia lindoooo...com um novo olhar em sua vida 
bjkas


2 comentários:

  1. Ola Sandra bom dia.

    Profundo e verdadeiro,esta parte da casa cabe perfeitamente em mim., com a ajuda de Deus e dos pensamentos positivos sei que irei vencer.]
    Bjs. e obrigada por compartilhar estas maravilhas.
    Fique com Deus e um ótimo final de semana.
    Ana Pierri

    ResponderExcluir
  2. OI minha lindaaa.Obrigada pela visita...tava sentindo sua falta...
    É...eu acho q todo mundo já ficou ou fica de vez em quando na janela...e lógico eu tb .
    Com certeza os pensamentos positivos são um ótimo alicerce para construírmos nossas mudanças.
    Fique com ELE vc tb bj no coração.
    SANDRA

    ResponderExcluir